Medição de nível de caixa d’água para residencias, condomínios ou empresas – parte 2

No primeiro artigo abordei as varias técnicas para medição de nível. Este artigo vamos nos aprofundar na tecnologia de medição de nível por diferença de pressão. Este método apresenta uma serie de características que vai beneficiar este projeto. Dentre elas, a principal é a simplicidade mecânica aliada a uma ótima precisão.

Freescale fabrica sensores de pressão que mede a diferença de pressão entre uma entrada e outra. Veja a foto abaixo:

Sensor

Sensor

Esse sensor mede a pressão de qualquer fluido (água, óleo, ar, etc). A principal aplicação é a medição de nível em caixas d’agua, máquinas de lavar, etc.

Ha varios modelos a saber, cada um para uma faixa de pressão:

  • MPX5010DP: 0 a 10 kPa (0 a 1,45 psi – 0 a 0,1 bar – 0 a 1m de coluna de agua)
  • MPX5050DP: 0 a 50 kPa (0 a 7,25 psi – 0 a 0,5 bar – 0 a 5m de coluna de agua)
  • MPX5100DP: 0 a 100 kPa (0 a 14,5 psi – 0 a 1 bar – 0 a 10m de coluna de agua)
  • MPX5500DP: 0 a 500 kPa (0 a 72.5 psi – 0 a 5 bar – 0 a 50m de coluna de agua) – EM FALTA
  • MPX5700DP: 0 a 700 kPa (0 a 101.5 psi – 0 a 7 bar – 0 a 70m de coluna de agua)

A Freescale disponibiliza um documento explicando como fazer o monitoramento usando esta tecnologia:  AN1950

Esta outra nota de aplicação explica como evitar ruído na saída do sensor: AN1646

Conforme figura abaixo podemos ver que uma das entradas do sensor é conectada a uma mangueira plastica que deve ser posicionada no fundo do reservatório de forma que a pressão hidrostática seja a mesma no sensor.

MPX5050

 

A saída de sinal deste sensor é analógica de 0 a a aproximadamente 4,7V, e deve ser lido por um conversor analógico.

A titulo de curiosidade também é possível medir vácuo, usando a outra entrada do sensor. Inclusive é possível medir velocidade de fluxo do fluido, usando-se as duas entradas.

No próximo post pretendo falar sobre o produto já acabo pois neste momento já estou testando um protótipo aqui no meu condomínio.

10 comments

  1. Marcio Gesualdi disse:

    Boa tarde Marcelo, tenho que fazer um trabalho para colégio com sensor mpx5010dp pressão diferencial, a cx de 1000 litros toda fechada, minha duvida se este sensor iria funcionar corretamente? e como varia sua ligação com a cx de água , ele ficaria dentro da caixa ou fora?
    Grato pela atenção.

  2. Éderson disse:

    Olá Marcelo, gostaria de saber se ao invés de medir a pressão diretamente na caixa da água (conforme ilustrado na tua figura) eu posso medir na saída de um dos canos dentro de casa (tirar uma torneira, por exemplo, e colocar o sensor no lugar da torneira)? Neste caso, a coluna d’água seria a altura do cano mais a altura da caixa d’água? Será que as curvas do encanamento influenciam na medição da pressão?

    Obs.: Sei que neste caso se houver alguma torneira aberta a pressão no encanamento diminui e a medição do nível será incorreta, mas minha intenção é medir somente quando as torneiras estiverem fechadas.

  3. Lucas disse:

    Olá, gostaria de comprar alguns para minha aplicacao. Porem me surgiu uma duvida! Percebi que ele tem um furo lateral! Para que serve este furo? Pois no meu caso o sensor será coberto por uma especie de massa isolante para a agua nao ter contato com as partes eletricas, ficando em contato com a agua somente o bico que faz a medicao. minha duvida eh, para que serve o furo? posso fechar este furo sem problemas na leitura? preciso de instrucoes!

    • Prezado Lucas,

      O sensor é diferencial ou seja uma das entradas é usada para pressão positiva e a outra para vácuo, na aplicação que descrevo você tem que deixar a entrada de vácuo livre, pois o sensor vai medir a diferença da pressão da coluna d’água e a pressão atmosférica no local.

      Espero ter ajudado

      Eng Marcelo Barreto

  4. Camila disse:

    Olá, estou em um projeto que tenho que medir a vazão de dentro de um encanamento residencial, você sabe me dizer se eu usar uma placa de orifício para fazer a diferença de pressão, com esse sensor eu consigo medir essa diferença? Tem algum sensor com uma sensibilidade maior? Obrigada e Parabéns pelo trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »