Porque se proteger dos Raios ?

Raios podem ser muito perigosos. Se raios estão caindo próximo, você esta sujeito a ser atingido diretamente por eles. A probabilidade de uma pessoa ser atingida por um raio é algo em torno de 1 para 1 milhão. Entretanto, a maioria das mortes e ferimentos não são devido a incidência direta e sim a efeitos indiretos associados a incidências próximas ou efeitos secundários dos raios normalmente associados com incêndios ou queda de linhas de energia que venham a atingir uma pessoa.

Raio 3A corrente produzida pelo raio pode causar sérias queimaduras e outros danos ao coração, pulmões, sistema nervoso central e outras partes do corpo, através de aquecimento e uma variedade de reações eletroquímicas. A extensão dos danos depende da intensidade da corrente, partes do corpo afetadas, as condições físicas da vítima, e as condições específicas do incidente. Apesar disso somente cerca de 20 a 30 % das vítimas de raios morrem, a maioria delas por parada cardíaca e respiratória, e cerca de 70 % dos sobreviventes sofrem por um longo tempo de sérias sequelas psicológicas e orgânicas. As sequelas mais comuns são diminuição ou perda de memória, diminuição da capacidade de concentração e distúrbios do sono. No Brasil é estimado que cerca de 130 pessoas morrem por ano atingidas por raios e cerca de 500 ficam feridas.

Por isso, o Fantástico pediu a sua atenção para a série feita em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Clique aqui e confira uma cartilha de proteção contra raios.

fonte: http://www.inpe.br/

2 comments

  1. CT limousine disse:

    I enjoy looking through an article that can make people think.
    Also, thank you for allowing for me to comment!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »