Já é o 4º reator eletrônico queimado. O quê fazer ?

O problema do reator eletrônico queimado:

Normalmente, um reator é projetado para durar pelo menos 1 ano, afinal esta é a garantia oferecida pela fabrica. Claro que este tempo pode ser muito maior. Porem não é o que percebo, em muitos casos. Existem situações que o reator é trocado, e poucas horas depois, novamente ocorre outra falha. Certamente a qualidade do produto influencia muito, pois existem produtos no mercado que não atendem as necessidades minimas.
A partir da portaria n.º 267, de 21 de setembro de 2009 do INMETRO, ficou estabelecido os procedimentos para a certificação compulsória de reatores eletrônicos para lampadas fluorecentes. Isso significa que é proibido a venda de reatores sem a certificação INMETRO.
Mas mesmo usando reatores de ótima qualidade em muitos casos os reatores continuam queimando de forma excessiva.

Mas por quê em alguns casos eles duram mais e em outros a queima é constante e sucessiva ?

Picos de tensão

Os picos de tensão são variações elétricas muito rápidas e que podem atingir milhares de volts acima da normal.

Dano por pico de tensão em reatores eletrônicos

A grande maioria dos problemas em reatores é o pico de tensão. Podemos ver o dano causado, retirando-se a tampa protetora do reator, na fina abaixo podemos observar que um dos capacitores eletrolíticos com voltagem de 250 volts, está com a parte superior estufada.

 
De onde vem estes picos de tensão ?

Os picos de tensão, normalmente, são originados externamente.

E é provocado pelo funcionamento de grandes máquinas elétricas nas proximidades, motores de elevadores em seu prédio, descargas induzidas por queda de raios, manobras na transmissão de energia e apagões repentinos.

Como se proteger desses picos de tensão ?

 

DPS

DPS

A solução existe, e para isso foram criados dispositivos que protegem os equipamentos de uma determinada instalação elétrica dos picos de tensão, estes dispositivos são chamados de DPS – Dispositivo de Proteção contra surtos Elétricos.

Onde é instalado o DPS ?

Ele deverá ser instalado no Quadro de energia, onde estão os disjuntores.

Dimensionamento do DPS

Para o correto dimensionamento do DPS é necessário a analise de um Engº Eletricista, pois existem diversos fatores a serem levados em consideração. A tentativa de solucionar o problema de queima de reatores sem o devido dimensionamento do DPS a ser utilizado normalmente não tem o resultado esperado.

Veja algumas especificações dos produtos da SCHNEIDER:

Linha de DPS SCHNEIDER

Ambas as normas NBR5410 – Instalações elétricas de baixa tensão  e NBR5419 – Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas. Determinam a utilização de DPS nas instalações elétricas.

 

 

Outros Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »