Solução para falta de água

É verão de 2015. As filas para pegar água se espalham por vários bairros. Varias famílias carregam baldes e aguardam a os caminhões-pipa. Não ha uma gota nos canos e nas torneiras. O racionamento 5 por 2 no abastecimento força lugares com Solução para falta de água grandes aglomerações, como shopping centers e faculdades, a fechar suas portas. As chuvas da estação não vieram, as obras que estão em andamento tardarão a ter efeito e o desperdício continua muito alto. Por isso, São Paulo e várias cidades vizinhas, que formam a maior região metropolitana do país, entram na mais grave crise de falta d’água da história.

Será ficção? Não acredito! Nós, moradores da Zona Norte de São Paulo já estamos vivendo situações muito próximas da narrada acima.

Em Itu, a população passa por uma situação terrível. Veja reportagem.

Solução para falta de água

Atualmente moro em um condomínio com uma unica torre na Zona Norte de São Paulo que é abastecido pelo sistema Cantareira. Temos uma cisterna de 30 mil litros de água e duas caixas interligadas no alto da torre com 40 mil litros no total. O racionamento de água, já é uma realidade e ele ocorre todos os dias das 15:00 as 6:00. Quando for implementado o rodizio de 5 dias sem água e 2 dias com água, teremos um grande problema, porque para os níveis atuais de consumo do condomínio a água deve durar no máximo 2 dias e ficaremos em media 3 dias sem água alguma.

Estive pensando como será a situação de ficar três dias sem água alguma. No nosso condomínio ainda não implementaram a individualização das contas de água, isso contribui para o desperdício.Solução para falta de água

Os moradores tem culpa? A população tem culpa? Não, claro que não. Porem como vamos atravessar estes tempos difíceis? Varias medidas estão sendo tomadas por todos para economizar o nosso liquido tão precioso. Mas afinal como é possível administrar os estoques de água? Hoje não ha como saber qual a quantidade de água presente em nossas caixas d’agua e tão pouco sabemos se ha água da rua.

Solução para a falta de água

Pensando nisso, vou iniciar um projeto de um sistema de monitoramento dos reservatórios de água eletrônico que enviará as informações para a internet e disponíveis para consulta por qualquer morador por celular ou computador. Dessa forma cada morador poderá verificar On-line (WiFi, GPRS/GSM, Ethernet) a situação dos reservatórios e a previsão para o fim dos estoques, isso deve ajudar em muito no processo de administração da agua. Segue abaixo uma lista de informações que o sistema vai disponibilizar:

  • Nível total e individual de cada reservatório com histórico por gráfico;
  • Condição do fornecimento, se ha água de rua ou não com histórico por gráfico;
  • Monitoramento do funcionamento das bombas de água com histórico por gráficos;
  • Previsão de fim dos estoques.

O diagrama de blocos do sistema de medição será como segue:

Solução para falta de água

 

Estou nomeando o sistema como “AQUAMON” – Sistema de monitoramento de Água que vem para contribuir na Solução para falta de água.

Para o monitoramento deve ser instalado um sistema para cada caixa d’água, veja o diagrama da instalação proposto para um caso hipotético:

 

Solução para falta de água

Gostaria de discutir casos específicos para saber se o sistema poderá atender a sua necessidade. Quem tiver interesse adquirir o sistema entre em contato.

 

 

2 comments

  1. Virgilio Padovani disse:

    Olá Senhor Perito Engenheiro Marcelo Barreto. Ao conectar a poucos minutos na minha conta do linkedin, vi este texto de seu blog e não pude deixar de visualizá-lo. Para a minha surpresa, ao final do texto tinha um projeto eletrônico! 😀
    Antes de mais nada gostaria de parabenizar o senhor pelo blog. Também gostaria de parabeniza-lo pela ideia deste projeto que, certamente, será útil para inúmeras pessoas.
    Para finalizar, deixo estendida ao senhor uma de minhas mãos, aliás, para o senhor eu estendo as duas pois creio que mereça um forte abraço de um grande admirador seu! Em outras palavras, se precisar de alguma ajuda com este projeto, por favor conte comigo!

    • Querido Virgilio,

      Muito obrigado pelos seus elogios. Também sou seu admirador, afinal trabalhamos muito juntos! Quanto ao projeto, estou trabalhando nele e em breve teremos bons resultados. Muito obrigado pela oferta de ajuda! Se precisar de ajuda eu pedirei com certeza!

      Mais uma vez Obrigado

      Engº Marcelo Barreto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »